top of page

Resumos

 

Os resumos deverão ser escritos em língua portuguesa, contendo até 1000 caracteres, em fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, espaço entre linhas simples, sem espaçamento entre parágrafos, margens esquerda e superior 03 cm, e margens direita e inferior 2 cm, além dos seguintes itens:

1. Título centralizado e em negrito;

2. Nomes das pessoas autoras do artigo justificado à esquerda, em ordem de preferência para a apresentação, com notas de rodapé nas quais conste: (i) titulação; (ii) instituição de origem; (iii) endereço eletrônico para contato;

3. Resumo e palavras-chave (03 a 05);

4. Os artigos deverão ter, no máximo, dois autores.

5. Cada autor poderá enviar, no máximo, dois trabalhos.

 

Artigos Completos

 

Normas para a publicação do texto completo das apresentações orais nos anais do evento:

  1. Os textos completos devem conter, no início, resumo (pode ser mesmo publicado no caderno de resumos do evento) e três a cinco palavras-chave, ambos seguidos de traduções para língua inglesa.

  2. Títulos centralizados com letra Times New Roman, tamanho 14, normal. Título principal: com primeira letra dos substantivos em maiúscula; subtítulo: todas as letras em minúscula.

  3. As colaborações devem ser enviadas em Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 e com margens de 3 cm.

  4. O texto deverá ter no mínimo 7 e no máximo 15 páginas, incluindo as referências bibliográfica.

  5. As notas de rodapé devem ser apenas de caráter explicativo. As referências devem vir em corpo de texto tendo o seguinte formato: (ABREU 2005, p. 36).

  6. As citações com mais de três linhas devem ser destacadas do texto, sem aspas, compondo parágrafo com recuo, à direita, de 1,5 cm, corpo 11 e espaçamento simples.

  7. Citações no corpo do texto entre aspas e normal (não inclinada)

  8. Recomenda-se que os autores dividam o texto completo em seções, que devem consistir em títulos explicativos, em negrito e com maiúscula apenas no início (ou, se nele houver, substantivo próprio).

  9. Quando houver financiamento da pesquisa, o autor deve indicar, em nota de rodapé ligada ao título da contribuição, a instituição financiadora.

  10. As citações em língua estrangeira devem ser traduzidas. O original constará em nota de rodapé, com a informação sobre a autoria da tradução.

  11. Todos os textos deverão ser enviados após revisão ortográfica e gramatical do próprio autor ou autora. 

  12. A referência a textos clássicos também deve ser feita no corpo do texto, com indicações do nome do autor, da primeira palavra do título da obra (em itálico) e da seção e/ou as linhas citadas, tal como nos seguintes exemplos: Aristóteles, Poética VII; Tucídides, História IV, 49. A referência completa à obra citada deve aparecer ao final do texto, na lista da bibliografia utilizada. 

  13. As referências bibliográficas, listadas em ordem alfabética, devem estar no final do texto e seguirem os modelos abaixo:

 

Livro

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2006.

 

Capítulo de livro

CASSIRER, Ernst. A linguagem. Introdução e exposição do problema. In: ________. A filosofia das formas simbólicas. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 9-74.

 

Coletânea

CARDOSO, Ciro Flamarion; MALERBA, Jurandir (orgs.). Representações: contribuições a um debate transdisciplinar. Campinas: Papirus, 2000.

 

Artigos em periódico

RIGOLOT, François. The Renaissance Crisis of Exemplarity. Journal of the History of Ideas, v. 59, n. 4, p. 557-563, 1998.

 

Texto disponível na internet

HEGEL, Georg W. F. Filosofia da História. 2ª edição. Brasília: Editora UnB, 1995. Disponível em: http://gutenberg.spiegel.de/buch/1657/1. Acesso em: 20 set. 2013.

 

Artigo publicado em anais eletrônicos

ARAÚJO, Rodrigo Cardoso Soares de. O polêmico Corsário, um pasquim da Corte Imperial (1880-1883). In: SEMINÁRIO DIMENSÕES DA POLÍTICA NA HISTÓRIA: ESTADO, NAÇÃO, IMPÉRIO, I, 2007, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Clio Edições, 2007, p. 500-501.

 

Tese acadêmica

RIBEIRO, Tatiana O. A apódexis herodotiana: um modo de dizer o passado. Tese (Doutorado em Letras Clássicas). Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

 

Artigo de jornal

GLEISER, Marcelo. Newton, Einstein e Deus. Folha de S. Paulo, 13 jun. 2010. Ilustrada, p. A23.

Pede-se os autores que indiquem, nas referências bibliográficas, a primeira edição de livros com várias reedições, seguindo o padrão: CROCE, Benedetto. Teoria e storia della storiografia. Bari: Laterza, 1973 [1913].

 

  14. Os textos devem estar de acordo com a nova ortografia estabelecida no Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 

 

Comissão Organizadora

Normas de Publicação

bottom of page